O que é bruxaria?

A bruxaria é basicamente um ofício, um estilo de vida que é baseado na prática de magia. Então bruxo ou bruxa é quem faz magia? Sim, mas além disso, vive a magia no seu dia-a-dia.
A confusão entre bruxaria e magia levou muitos praticantes e leigos a criarem equivocadamente a dicotomia "bruxos brancos" e "bruxos negros", supondo que os que praticassem apenas o "bem" seriam bruxos brancos, e os que praticassem apenas o "mal" seriam bruxos negros. Porém, praticantes de bruxaria, em seu sentido mais lato, não se pautam pelos conceitos vulgares de bem e mal, considerando toda e qualquer magia como cinzenta (um misto da dualidade expressa metaforicamente de várias formas, luz e escuridão, positivo e negativo, "bem" e "mal"). Isso pode ser dito tendo em vista que, além da magia, outra base da bruxaria é a Natureza.

A natureza não é boa nem má, ela simplesmente é. Não podemos classificar a natureza com uma bipolaridade só, pois todas bipolaridades nela estão, e é necessário o equilíbrio entre elas para que a natureza funcione em harmonia. Bruxaria então é o caminho do meio,  é o caminho de equilíbrio e harmonia entre as bipolaridades na Natureza e no Universo como um todo.

Bruxaria não é religião!

Portanto não há uma lista de dogmas a serem seguidos e não há deuses a serem cultuados (SIM, VOCÊ NÃO PRECISA CULTUAR NENHUMA DIVINDADE), o único culto real, feito direta e indiretamente é à Natureza. E isso sempre deve ser dito, pois hoje há muita confusão entre os iniciantes e leigos.
Podemos dizer que existem religiões e tradições que têm como base a bruxaria. São galhos de uma frondosa árvore. Algumas dessas tradições são:

Bruxaria Ancestral

Tradição de bruxaria que venera deuses anteriores ao período histórico, tendo entre suas crenças principais a de que o ser humano não é superior aos demais animais e que tudo no universo segue o mesmo fluxo, por eles chamado de "Dança da Deusa". Seu fundador, G.L.Taliesin, foi iniciado e membro do Conselho de Anciãos da Tradição Ibérica, entretanto as experiências místicas pelas quais passou desde o início o levaram a desenvolver ainda dentro da Tradição Ibérica uma veneração à parte, voltada a deidades mais antigas que as lusitanas, veneradas em seu conventículo de origem. Acumulando-se divergências ideológicas e filosóficas, o cisma que deu origem à nova tradição foi natural e inevitável, com a criação da Ordem Sagrada de Bennu, sediada no Brasil.

Stregheria

Tradição de bruxaria natural da região onde hoje é a Itália, tendo suas raízes nos cultos neolíticos a uma deusa-mãe naturais da região do Mediterrâneo e do Egeu e construída sobre mitos de diversos povos, dentre eles os micênicos e etruscos. A veneração da stregheria é centrada na Deusa Diana Nemorensis e, segundo sua tradição, a linhagem formal das stregha teve início com uma sacerdotisa da Deusa Diana chamada Arádia.

Alexandrina

Contemporâneo de Gerald Gardner, Alex Sanders fundou a Tradição Alexandrina, bastante similar à Wicca, porém pertencente a outra linha iniciática e mais liberal quanto à exigência de nudez ritual.
Diânica

Caracterizada pela supremacia do culto à Deusa, em relação ao culto ao Deus, a Tradição Diânica é considerada a linha feminista da bruxaria, sendo que alguns de seus grupos só admitem membros do sexo feminino.
Ibérica

Tradição de bruxaria que cultua antigos deuses da Península Ibérica, em especial da Lusitânia. A origem de tal linhagem se perde no tempo. Apesar de os registros mais antigos de linha inciática da Tradição Ibérica datarem de fins do século XVIII, cogita-se que por motivos de perseguição religiosa não eram tomados registros antes do início do século XX, sendo provável que tal tradição tenha sido fundada pelas bruxas de aldeia da região onde hoje é Portugal em cima de práticas e conhecimentos da cultura celtíbera, anteriores à conquista romana.
Gardneriana (Wicca)

Mãe de diversas tradições de bruxaria modernas, a Wicca tradicional foi fundada por Gerald Gardner em meados do século XX, a partir do sincretismo entre a bruxaria tradicional inglesa e a alta magia ensinada na Ordem Hermética da Aurora Dourada. Diversos iniciados por Gardner deram origem a outras tradições, ainda assim consideradas wiccanas, motivo pelo qual passou a se chamar a bruxaria ensinada por Gardner de Wicca tradicional.

Comentários