Os quatro elementos

Os elementos são a força da Natureza, a essência básica do Universo, as quatro energias base que dão origem a tudo que conhecemos.  Terra, fogo, água e ar.
Seu uso na Bruxaria começa dês de a forma de montar o altar até o direcionamento na hora de fazer o ritual. Logo percebemos que esse conhecimento é indispensável caso queira trilhar esse caminho. 



É necessário que você saiba como puxar e usar sua energia usando as cores, ervas, e outras associações correspondentes a cada elemento, para que seu uso seja efetivo durante os sortilégios.
Criar afinidade com os elementos e principalmente com seu elemento de poder ajuda muito na hora de fazer um ritual ou meditação. E até mesmo para trabalhos de cura.

Pois bem, vamos conhecer um pouco de cada elemento:

A Terra é um elemento de pólo passivo (feminino), por isso sua energia é sempre mais  indicado para rituais de atração, dado sua força magnética. Elemento que sempre favorece energia de fertilidade, cura, prosperidade, resistência e força.
Seu ponto cardeal é o norte, e rege os signos de Touro, Virgem e Capricórnio. Seu sentido de afinidade é o tato e suas cores são o verde e o marrom.
Ligado ao Outono, suas principais ervas são o arroz, o milho, a cevada, o trigo e aveia. 
Seu Chakra é o Básico, e influencia no Corpo (físico, necessidades instintivas)
Seu instrumento representativo durante o ritual pode ser o pentáculo, sal, pedras, cristais ou até mesmo a própria terra.
Presidido pelos Gnomos e Duendes, que também são responsáveis pelo reino animal, mineral e vegetal.

O Fogo é um elemento de polo ativo (masculino), por isso sua energia sempre é mais indicado para rituais de transformação, alem de ser uma ótima fonte de energia extra. Elemento que sempre favorece energia de purificação, mudança, paixão, força de vontade, agilização.
Seu ponto cardeal é o Sul, regendo os signos de Aries, Leão e Sagitário. Ligado ao verão, suas principais ervas são o alecrim, a cebola e o hibisco.
Seu sentido de afinidade é a visão e suas cores são o laranja e o vermelho. Seu Chakra é o Plexo Solar e influencia no Self (ego, identidade).
Seu instrumento representativo pode ser o bastão e a vela.
Presidido pelas Salamandras, que é responsável pela luz e calor.

Água é um elemento de polo passivo (feminino), portanto é mais indicado para rituais de atracão, dado sua energia magnética. Elemento que favorece energia de intuição, emoção familiar, amor, amizade, sonhos. Seu ponto cardeal é o Oeste, regendo os signos de Câncer, Escorpião e Peixes. 
Ligado ao Inverno, suas principais ervas são o lótus, samambaia, e todas plantas aquáticas.
Seu sentido de afinidade é o paladar e sua cor é o azul. Seu Chakra é o Cardíaco, e influencia as emoções ( subconsciente, intuição).
Seu instrumento representativo pode ser o cálice ou a própria água.
Presidido pelas Ondinas que habitam locais onde haja água. 

O Ar é um elemento de polo ativo (masculino), portanto sua energia é sempre mais indicada pra rituais de transmutação, movimentação. Elemento que sempre favorece energia de liberdade, movimento, habilidade, criatividade, inteligencia, viagens, revelação de coisas ocultas, argumentação, comunicação.
Seu ponto cardeal é o Leste, regendo os signos de Gêmeos, Libra e Aquário.
Ligado à Primavera, suas principais ervas são a sálvia e a violeta.
Seu sentido de afinidade é o olfato e suas cores são o branco e o amarelo. Seu Chakras são o Laríngeo e o Terceiro Olho, e influencia na Mente (razão, intelecto).
Seu instrumento representativo pode ser o athame, o incenso e o sino. 
Presidido pelos Silfos, sendo responsáveis pelo vento, pela brisa e pelas tempestades.


Comentários