Hemisfério Norte (01/02) e Hemisfério Sul (01/08)
Imbolc, Candlemas é a Festa do Fogo ou noite de Brigit. Candelemas é o nome cristianizado para o festival, praticado ainda na Irlanda pelas congregadas de Santa Brígida. Os nomes pagãos mais antigos eram Imbolc ou Oilmec. Imbolc quer dizer, literalmente, em gaélico, “na barriga” (da Mãe). Significa que no útero de Terra de Mãe, escondido de nossa visão mudana, a semente que foi plantada no solstício (Beltane) nasceu e agora está crescendo e se intelectualizando, é o novo ano que cresce. Oilmec quer dizer “leite de ovelhas”, porque esta é também a estação de amamentação desses animais.
O festival é também conhecido como “O Dia de Brigit”, em honra à grande deusa irlandesa Brigit. Brigit é considerada uma deusa do fogo, patrona da poesia, cura e música (especialmente dotes curativos ligados à obstetrícia). Esse simbolismo triplo é bem expressado nas figuras da Deusa, normalmente com três mulheres a representando. Outra forma do nome Brigit pode ser traduzida como a Noiva, e qualquer mulher próxima a se casar, na Antiguidade de culturas pagãs, era chamada “a noiva” em honra a essa Deusa.
A Igreja católica apostólica romana não poderia facilmente transformar a Grande Deusa Irlandesa em um demônio, assim eles preferiam canonizá-la em vez disso. Assim, a partir de sua canonização, ela seria conhecida como “Santa” Brígida, SANTA protetora dos músicos, poetas e profissionais da medicina. A Igreja cria a fábula de que Brígida seria uma missionária cristã que, por seus conhecimentos, praticou curas na Irlanda, sendo confundida com uma deidade. Não posso afirmar os motivos pelos quais os irlandeses acabaram por crer nessa fábula, mas também chegam a crer que Santa Brígida possa ter sido a ama-de-leite de Jesus, assim, também não posso crer como Jesus possa ter nascido e passado sua infância na Irlanda.
Os rituais de Candlemas envolvem celebrações de despedida do inverno e boas vindas à primavera. O Sol recém nascido que representa o Deus é visto como uma criança pequena que ainda se alimenta de sua Mãe. É época para novos começos. Planejamento para o ano que cresce, assim como obtenção de conhecimentos filosóficos, práticos e técnicos para que nossos objetivos se cumpram.
É tradicional em Candlemas acender todas as luzes da casa por alguns minutos à noite, simbolizando assim, o retorno do Sol e do calor à Terra. Esse calor aquece a Terra, ou seja, a Deusa, e proporciona ao longo do período a germinação de sementes. É o Sabbath dedicado à purificação. Deve-se ter muitas velas acesas que representam nossa própria iluminação e inspiração. Imbolc também é conhecido como Oilmec, Lupercalia e Festa de Pã.
Correspondências de Imbolc
Frutas e plantasAngélica, manjericão, louro, benjoim, urze, mirra e flores amarelas.
Comida típica
Laticínios, creme azedo, comidas condimentadas e encorpadas, pratos com pimenta, curry, cebolas, cebolinha ou alho-poró, pratos com passas e um vinho bem forte.
Comentários
Postar um comentário