Hemisfério Norte (01/08) e Hemisfério Sul (01/02).
Lammas (cristão) ou Festa da Primeira Colheita. Este festival marca o fim do verão e o começo do outono. Lammas é o nome cristão adotado na era medieval e significa “muito pão”, pois pães eram assados nesse dia com os primeiros grãos colhidos, fruto do que havia sido plantado em Beltane e eles permaneceram nos altares das igrejas como formas de agradecimento às boas colheitas. Lammas é tipicamente uma festa agrícola. No gaélico irlandês, a festa é chamada de Lugnasad, e é dedicada ao Deus Sol Celta Lugh. Na mitologia celta, ele é o maior dos guerreiros, que derrotou os Gigantes, que exigiam sacrifícios humanos do povo.
Esse festival tem dois aspectos principais:
1- Honrar o Deus Lugh (Lleu, para os galeses), filho adotivo de Tailtiu, por meio dos antigos festivais de fogo célticos que provavelmente representavam cerimônias funerárias em sua honra.
2- Já em seu aspecto de Lammas, representa o banquete saxônio de Pão, no qual era consumido o pão ritual, representando assim o fruto da primeira colheita.
Uma outra visão do festival, liga-o diretamente a Litha. O Rei do Milho, ferido fatalmente em Litha, está morto e seu corpo se espalha pelos campos na forma de milho, pronto pra ser colhido. Não haverá fome durante o longo inverno que se aproxima e seu sangue correrá em nossas veias. É tempo de agradecer ao Deus por seu sacrifício (sacroofício) que permite-nos obter por meio do seu corpo o alimento necessário. É época de colher, de colher o que plantamos.
É costume de Lughnasad que se façam bonecos com espigas de milho ou ramos de trigo representando os Deuses, que nesse festival são chamados Senhor e Senhora do Milho. Durante a cerimônia do festival, o boneco representando o Deus do milho é queimado, para nos lembrar do sacrifício do Senhor do Milho, assim como de que devemos nos livrar de tudo que é antigo e desgastado para que possamos colher uma nova vida.
Correspondências de Lughnasad
Frutas e plantas
Flores da acácia, aloé, olíbano, urze, murta, girassol, milho e trigo.
Comidas típicas
Paes de todos os tipos, amoras pretas, maçãs verdes, grãos e frutos maduros, assim como a sidra.
Comentários
Postar um comentário