Hemisfério Norte (21/03) e Hemisfério Sul (21/09).
Ostara, também conhecido como Equinócio de Primavera ou Equinócio Vernal, celebra a chegada da nova estação. Esse festival celebra o dia em que o Sol,em sua migração para o Norte, atravessa a linha do Equador. Ostara marca a data em que a noite e o dia são iguais e equilibrados em sua duração. Um dos símbolos de Ostara é o ovo, assim como o coelho. O coelho é um animal sagrado para a Deusa Oster (palavra que significa “época de páscoa” na Alemanha), Deusa escandinava da fertilidade é Ela que honramos neste dia.
Durante Ostara, a neve começa a derreter nos campos, os dias estão adquirindo mais luz e calor, e as folhas e flores começam a brotar. Esse é um tempo de regozijo, dança, celebração. O inverno passou e nós sobrevivemos à aspereza dos dias mais escuros. A vida começa novamente. Esse é um tempo para plantar as sementes de nossa flor, erva, legume e jardins espirituais. Que sonhos a serem fertilizados pela terra você plantará? Em vista a analogias no nome, simbolismos e época, queremos crer ter sido nessa antiga festividade pagã a origem da páscoa hebraico-cristã. É prática pagã a decoração (com símbolos mágicos) de ovos crus ou cozidos. Ovos decorados sempre foram símbolos de fertilidade. No séc. XVII, na França, eram dados ovos decorados às novas noivas, na esperança de que pudessem ter muitos filhos. Na Alemanha, eram dadas tigelas cheias de ovos aos trabalhadores do campo pelas esposas dos fazendeiros, visando assegurar assim, uma colheita rica e fértil.
Muitas culturas vêem o ovo como um símbolo de vida, ou o receptáculo do espírito. O ovo é símbolo de boa fortuna na Rússia e decorar ovos é uma prática entre namorados, assim como acredita-se que enterrar ovos decorados, por vezes, são mesmo considerados como verdadeiras jóias e ornados com pedras preciosas; um bom exemplo são os famosos ovos Fabergé e Tiffany. Em Ostara, o Deus e a Deusa despertam nos animais selvagens o desejo à reprodução. O Deus Cornífero vivencia sua plena maturidade e a Deusa é reverenciada em seu aspecto de Deusa da Primavera.
Correspondências Ostara
Frutas e plantasFlores-do-campo, cinco-folhas, narciso, madressilva, íris, jasmim, rosa, morango e violeta.
Comida típica
Sementes como o girassol, abóbora e gergelin, assim como castanhas de Pinheiro. Brotos, verduras folhosas e verdes. Pratos com flores, como nastúrcios recheados ou bolinhos de cravo.
Comentários
Postar um comentário